O trabalho do Instituto Bem Viver é realizado com o intuito de auxiliar e reforçar as ações dos hospitais, postos de saúde e centros de atendimento oncológico, atuando sempre em parceria e somando forças no combate ao câncer. Os serviços oferecidos pela instituição são gratuitos às pessoas cadastradas e seus familiares.

 

Cadastramento

Todos os dias o Instituto Bem Viver cadastra novas pessoas com câncer carentes, através de uma entrevista inicial com as técnicas da entidade (Assistente Social e Psicóloga), em que são verificadas as necessidades da pessoa em questão e de sua família. Assim que o cadastro é feito, a pessoa e seus familiares começam a receber a ajuda que necessitam e a participar das atividades organizadas pelo Instituto Bem Viver.
O cadastramento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e o serviço é gratuito. O agendamento de horário para a realização de cadastro pode ser feito através do telefone (48) 3035-5124 ou pessoalmente na própria entidade.
Para se cadastrar, a pessoa deve estar de acordo com o seguinte perfil:

• Estar em tratamento oncológico;

• Residir nas regiões de São José ou proximidades;

• Pertencer à faixa dos excluídos socialmente;

 

Apoio através de Benefícios

Cada caso é avaliado e atendido de forma especial pela Assistente Social, que busca suprir as necessidades básicas das pessoas atendidas pelo Instituto Bem Viver e de seus familiares.
Alguns dos benefícios fornecidos são:

• Cesta básica mensal;

• Suplementos alimentares;

• Medicamentos não fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante receita médica;

• Fralda descartável infantil e geriátrica;

• Auxílio para exames e consultas de urgência;

• Próteses, órteses, óculos, de grau, cadeira de rodas, entre outros;

• Vale-transporte para uso no trajeto necessário ao tratamento oncológico;

• Material de limpeza e higiene pessoal;

• Auxílio Funeral;

• Outros benefícios que sejam verificados como necessários ao caso.

 

Apoio Psicológico

As pessoas cadastradas e seus familiares são atendidos gratuitamente pela Psicóloga da entidade. O trabalho é focado no apoio para o enfrentamento e tratamento da doença.
As consultas podem ser agendadas pelo telefone (48) 3035-5124, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 18h, ou pessoalmente na própria entidade.

 

Grupos Terapêuticos

Além do atendimento individual, as pessoas cadastradas e seus familiares podem participar dos grupos terapêuticos organizados pela equipe técnica da entidade.
Nesses grupos são discutidos diversos temas voltados à realidade dos casos atendidos, proporcionando um momento para expressão das dificuldades e busca de soluções para os problemas enfrentados, pelas pessoas cadastradas e familiares.

 

Visitas Domiciliares e Hospitalares

Quando a pessoa cadastrada não pode se deslocar até a sede do Instituto Bem Viver devido ao comprometimento da sua saúde, as técnicas da entidade (Assistente Social e Psicóloga) vão ao seu encontro levar apoio e otimismo, buscando minimizar o sofrimento emocional que a doença provoca na pessoa e em sua família.

 

Oficinas de Artesanato

As pessoas cadastradas e seus familiares são convidados a participar das oficinas de artesanato que acontecem semanalmente no Instituto Bem Viver, sempre ministradas por um(a) profissional da área.
As oficinas são realizadas com o intuito de desenvolver a capacidade e potencialidade das pessoas participantes, possibilitando, muitas vezes, um meio de renda-extra para as famílias. Além disso, as oficinas de artesanato são mais uma forma de terapia, pois favorecem a construção/reconstrução da auto-estima dos participantes e são ministradas sob um clima de acolhimento e otimismo.

 

Tardes de Entretenimento

Semanalmente são oferecidas tardes de entretenimento na sede da instituição a fim de proporcionar momentos de convivência, socialização e descontração entre as pessoas cadastradas e familiares. Nestas tardes, o Instituto Bem Viver promove um pequeno bingo para os participantes e, desta forma, torna a rotina de tratamento de cada um mais leve, pois o encontro semanal com os amigos prioriza a brincadeira e o sorriso.

 

Palestras Informativas

O Instituto Bem Viver convida periodicamente um profissional para realizar uma palestra informativa voltada às necessidades percebidas nos casos atendidos. Além das pessoas atendidas, seus familiares e amigos próximos também são convidados a participar, buscando formar uma rede de apoio informada, estendendo a atuação do Instituto Bem Viver.

 

Tardes da Beleza

Todo mês o Instituto Bem Viver conta com o trabalho voluntário de profissionais da beleza que dedicam uma tarde para tratar e cuidar da estética e bem estar das pessoas cadastradas e familiares. São especialistas em cabelos, unhas e estética facial de diversos salões de beleza das proximidades que se tornaram parceiros do Instituto Bem Viver.

 

Atendimento Jurídico

O atendimento jurídico às pessoas cadastradas e familiares é feito em parceria com as universidades da região. Os estudantes de direito oferecem todo o atendimento e orientação jurídica de forma gratuita, visando esclarecer os seus direitos e deveres sociais, civis e políticos.
Os atendimentos são agendados de acordo com a disponibilidade dos estudantes e acontecem semanalmente na sede do Instituto Bem Viver ou nas dependências das universidades.

 

Encontros de Orientações Nutricionais

Periodicamente, o Instituto Bem Viver promove encontros de orientações nutricionais, visando promover uma maior consciência nas pessoas cadastradas e familiares a respeito dos alimentos mais apropriados para a sua saúde e bem estar. Para isso, o instituto conta com uma estagiária de nutrição, que além de oferecer orientações sobre as propriedades dos alimentos, ensina receitas para o aproveitamento total deles durante o preparo.